Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
Follow Us @
Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!
O horário de verão aumenta o risco de acidentes de trânsito devido a muitos motoristas ficarem sonolentos e cansados. Fique alerta e tome precauções especiais.
Atualmente, o horário de verão está em vigor no Brasil, que neste ano vai de 4 de novembro de 2018 a 16 de fevereiro de 2019. Com os relógios sendo adiantados em uma hora, nosso período de sono muda, pois dormimos mais cedo do que estamos acostumados e acordamos mais cedo. Essa mudança em relação ao relógio biológico muda nossas vidas de muitas maneiras. O relógio biológico é controlado pelo hipotálamo, uma região específica do cérebro que emite sinais que regulam todo o corpo em diferentes momentos do dia.
Essa alteração, baseada nos horários de sono, mas também relacionada à luz do dia, traz consequências e malefícios ao organismo, como sonolência durante o dia, cansaço, falta de apetite e insônia à noite.
Nossos olhos são sensíveis à luz e enviam sinais ao cérebro, que controla o ritmo do metabolismo do corpo em relação à luz solar. Está provado que pessoas que passam dias no escuro, em cavernas, por exemplo, perdem o ritmo biológico do metabolismo do corpo. Em condições normais, as funções cerebrais são sincronizadas entre si, como vários relógios interligados, controlados pela alternância entre luz e escuridão do dia e da noite.
Quando o equilíbrio entre luz e escuridão ao qual estamos acostumados é artificialmente alterado de fora, nosso corpo reage com uma desordem interna, que geralmente é temporária. O corpo tende a se acostumar aos novos ritmos do horário alterado, mas isso não acontece rapidamente para todos ou simplesmente não acontece. Em média, a maioria das pessoas leva alguns dias para se adaptar ao novo horário.
Horário de verão para quem gosta
Algumas pessoas gostam do horário de verão porque ele lhes dá mais oportunidades de fazer atividades ao ar livre à tarde, já que escurece mais tarde. Essas pessoas não relatam nenhuma dificuldade como resultado da mudança em seu relógio biológico, o que também causa alterações hormonais.
Horário de verão para quem não gosta
Para a grande maioria, o horário de verão causa mau humor pela manhã., irritabilidade e sonolência, além de alterações no apetite. Em geral, as pessoas não vão para a cama uma hora mais cedo, então os sintomas são de lentidão nas atividades do dia seguinte.
Quando acordamos ainda escuro, a secreção do hormônio melatonina é estimulada durante o dia, o que causa sonolência. Quando a hora de dormir é adiada em uma hora, a produção de melatonina é reduzida, o que causa insônia. A sonolência diurna se torna perigosa para pessoas que trabalham em atividades que exigem muita atenção e que precisam estar alertas o tempo todo.
O aumento do risco de acidentes de trânsito
O horário de verão já é bastante comum no Brasil, o que pouca gente sabe é que, além de afetar nossa rotina de dormir e acordar, afeta também a segurança no trânsito, pois afeta a maneira como dirigimos.
Segundo especialistas, durante o período em que nossos corpos precisam se adaptar totalmente ao horário de verão, os motoristas sofrem com fadiga excessiva. Durante esse período, que dura em média oito dias, a probabilidade de acidentes de trânsito aumenta. E enquanto todos estão tendo que se adaptar ao novo horário, muitas pessoas estão dirigindo com pressa para cumprir seus compromissos. É nessas condições, de correria e fadiga, que os acidentes acontecem.
Um estudo conduzido na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, por pesquisadores de psicologia descobriu um aumento de 8% em acidentes de trânsito, geralmente no início do horário de verão, com alta incidência no dia seguinte à mudança de horário. O mesmo estudo também mostrou que pequenas mudanças na quantidade de sono são suficientes para prejudicar a direção segura.
Outro estudo, realizado pela Academia Brasileira de Neurologia em 2017, mostrou que 20% dos acidentes de trânsito são causados por sonolência. Essa é uma taxa muito alta, comparável à causada pelo consumo de álcool.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou em estudo recente que 40% da população brasileira sofre de insônia, que aumenta durante o horário de verão. É possível que isso fique restrito aos primeiros dias, mas há quem não se acostume até o fim da mudança.
Parece que ainda não temos um estudo para mensurar o aumento do número de acidentes durante o horário de verão no Brasil. No entanto, o que sabemos é que há uma correlação entre sono e fadiga como causa de acidentes. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, se isso for verdade e se as pessoas dormirem menos e estiverem mais cansadas durante o horário de verão, o risco provável é que elas se envolvam em acidentes.
Segundo o Observatório, os dias com maior risco de acidentes são durante os primeiros dias de adaptação, tarde da noite e início da manhã. Nesse sentido, os motoristas devem ter atenção redobrada ao dirigir. E a única solução para isso é descansar mais cedo.
Dicas para evitar sonolência e mau humor
– Procure ir para a cama dez minutos mais cedo todos os dias, até completar uma hora. Essa adaptação gradual respeita o relógio biológico, evitando uma reação maior do corpo.
– Procure em um ambiente escuro e silencioso todos os dias.
– Evite exercícios físicos pelo menos três horas antes de dormir
– Evite café depois das 16h
– Evite alimentos pesados pelo menos 3 horas antes de dormir.
– Comece a acordar mais cedo alguns dias antes do início do horário de verão para que a transição seja mais fácil.
– Evite pegar estrada nos primeiros dias, se necessário, prefira viajar acompanhado de alguém com quem você possa alternar a direção.
– Tente não dirigir sozinho
– Ouça música, ela pode ajudar você a ficar mais alerta e acordado.
– Pare no caminho, tome um café, não dirija por mais de uma ou duas horas seguidas.
Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
Follow AFRILATEST on Google News and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
SHARE POST AND EARN REWARDS:
Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program
FIRST TIME REACTIONS:
Be the first to leave us a comment – Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.
JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >
Atenção, o horário de verão aumenta o risco de acidentes
#Atenção #horário #verão #aumenta #risco #acidentes
- Online Earning3 months ago
See the details about the fall of Bitcoins
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba
- Afrilatest Reviews2 months ago
Review | Ace Combat 7: Skies Unknown lands on Nintendo Switch
- Culture2 months ago
transfer to the start and pre and post race tent (I recommend it)
- News3 months ago
Italian President Sergio Mattarella comes to Brazil and will meet with Lula
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | NeoSprint: Between Arcade Nostalgia and Modern Challenges
- News3 months ago
Nego Di is arrested for fraud
- News3 months ago
JD Vance is Trump's pick for US vice president