Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
Follow Us @
Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!
Você já ouviu falar sobre a dívida ativa do IPVA? A dívida ativa pode causar uma série de transtornos ao usuário, inclusive causar a perda do veículo.
Anualmente, os motoristas devem pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Os valores dos impostos são divididos entre estados e municípios e são usados como investimentos em saúde, transporte, educação e segurança.
Quando o valor não é pago, o indivíduo fica com uma dívida ativa de IPVA.
Normalmente, quando um consumidor deixa de pagar uma dívida, seu nome é registrado em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa.
Mas não quando a dívida está ativa. Nessas situações, o estado busca negociar o pagamento dos valores de várias maneiras.
Somente se o consumidor não se comprometer a pagar o valor, mesmo após diversas tentativas de cobrança, seu nome será incluído no SPC ou no Serasa.
Outro ponto é que uma dívida ativa é um registro dos governos federal, estadual e municipal. Ele contém informações sobre dívidas e indivíduos que têm dívidas com esse governo.
Os valores podem incluir impostos, multas de trânsito, taxas de ocupação, reembolsos e muito mais.
Tenho uma dívida de IPVA pendente. O que vai acontecer?
A primeira desvantagem de não pagar seu IPVA é que fica muito mais difícil conseguir crédito no mercado, seja por meio de empréstimo, financiamento ou compra parcelada.
Logo depois, a dívida aumenta: com a dívida pendente, juros e multas são adicionados aos valores. Esses acréscimos costumam ser altos, e podem dificultar ainda mais o pagamento.
Em São Paulo, por exemplo, os encargos moratórios aplicados após a dívida se tornar ativa são de 40% do valor do imposto.
Os juros mensais costumam ser em torno de 1% do custo do IPVA. Os custos variam de acordo com o estado e podem ser encontrados no recibo de pagamento do imposto.
Ou, no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua localidade.
Caso o condutor não pague o IPVA, ele também não poderá emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Este documento é anual e obrigatório.
Sem ela, o motorista pode ser multado em blitz. A multa constitui infração gravíssima, resultando em multa e perda de 7 pontos na carteira de motorista.
Ao atingir 20 pontos em um ano, o usuário perde a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo período de seis meses.
Além disso, se houver outras irregularidades, o carro é apreendido. Nessas situações, ele só é liberado após o pagamento de multas, impostos, guincho e diárias no pátio do Detran.
É importante ressaltar, no entanto, que é ilegal apreender um veículo simplesmente por causa de impostos atrasados.
Ainda há casos em que o governo exige o pagamento da dívida na Justiça. Se condenado, o usuário deverá pagar os valores, mais os custos do processo e advogados.
Sem contar que, ao vender o carro, o Detran só transfere a propriedade se as dívidas do carro estiverem em dia.
Como pagar a dívida pendente do IPVA?
Você tem dívidas de IPVA pendentes, mas quer se livrar de todos os seus problemas? É fácil! Você pode emitir uma nova fatura de imposto pelo site do DMV do seu estado.
Basta acessar o portal e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo.
Outra maneira de pagar dívidas é optar por parcelamentos. Os passos para esse plano de parcelamento variam de acordo com o estado, mas podem ser encontrados no site do DMV local.
Em Minas Gerais, por exemplo, o usuário precisa ir até uma unidade de atendimento credenciada pela agência e, então, renegociar os valores.
Na maioria dos casos, o parcelamento também permite redução de multas e juros.
Se você não tem dinheiro para quitar sua dívida, uma dica é pegar um empréstimo. As taxas de juros cobradas pelo banco costumam ser bem menores do que as cobradas em dívidas de IPVA.
O refinanciamento de veículos pode ser uma boa opção, já que, com ele, o veículo é dado como garantia ao banco. Como consequência, o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo é menor.
Agora você já sabe as consequências e como quitar sua dívida pendente de IPVA. Lembre-se de planejar bem seu orçamento no começo do ano. Isso facilitará o pagamento de suas dívidas e evitará dores de cabeça com o governo.
Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
Follow AFRILATEST on Google News and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
SHARE POST AND EARN REWARDS:
Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program
FIRST TIME REACTIONS:
Be the first to leave us a comment – Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.
JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >
Como funciona a dívida ativa quando o IPVA não é pago?
#Como #funciona #dívida #ativa #quando #IPVA #não #pago
- Online Earning3 months ago
See the details about the fall of Bitcoins
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba
- Afrilatest Reviews2 months ago
Review | Ace Combat 7: Skies Unknown lands on Nintendo Switch
- Culture3 months ago
transfer to the start and pre and post race tent (I recommend it)
- News3 months ago
Italian President Sergio Mattarella comes to Brazil and will meet with Lula
- Afrilatest Reviews3 months ago
Analysis | NeoSprint: Between Arcade Nostalgia and Modern Challenges
- News3 months ago
Nego Di is arrested for fraud
- News3 months ago
JD Vance is Trump's pick for US vice president