Connect with us

Published

on

Follow Us

Follow Us @

Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!

Se você não tem garagem em casa e seu carro fica exposto ao ar livre, tome cuidado com agentes que podem danificar a lataria, como sol, excrementos de pássaros, granizo e seiva de árvores. Veja como proteger seu carro!

Advertisement

Quem não tem a oportunidade de estacionar o carro em uma vaga coberta corre o risco de perder seu bem, que é seu veículo. Isso acontece no trabalho e também ao utilizar um estacionamento para locatários mensais, que não tem todas as vagas cobertas. Também é difícil comprar ou alugar um imóvel que tenha vagas cobertas para todos os veículos de uma família. Essa é uma preocupação para quem quer prolongar a vida útil de um carro, cujo valor médio no Brasil é alto.

Além de excrementos de pássaros, granizo e seiva de árvores danificarem a pintura, o sol intenso afeta diversos componentes, como plásticos e borrachas, que sofrem muito desgaste. Com o tempo, eles precisam ser substituídos, principalmente aqueles que fazem parte das molduras e vedações. O tecido que reveste os bancos fica com aspecto queimado após ficar muito tempo exposto ao sol.


Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

Imagem: Getty

Advertisement

Como proteger seu carro com capas protetoras – elas funcionam?

Às vezes, até as capas não são eficientes na proteção dos carros, pois com o tempo podem manchar a pintura. Com o calor do sol, podem até aderir à pintura da lataria.

Algumas capas são de boa qualidade, mas precisam ser aplicadas com muito cuidado. Elas precisam ser removidas todos os dias, o que dá um pouco de trabalho. No entanto, isso é necessário para evitar que grudem na pintura. Além disso, você precisa lavar seu carro toda semana, porque resíduos de poeira que entram em contato com a capa podem esfregar na pintura e arranhá-la.

Para não desperdiçar dinheiro com capa e ter a lataria manchada, são recomendadas capas especiais de polietileno texturizado com forro completo, inclusive nas laterais. Elas também devem ter um cabo de aço com cadeado para evitar furtos e para evitar que se soltem com ventos fortes. O ideal é que tenha um balão inflável, encaixado entre a capa e a lataria, que impeça o contato e ajude na ventilação. O preço vai variar dependendo do tamanho.

É importante sempre ter cuidado para não colocar a capa se ela estiver molhada ou se o carro estiver molhado. A carroceria deve estar sempre seca para usar a capa. Como a capa é à prova d'água, qualquer umidade que possa existir não evaporará e, portanto, causará manchas. Você também nunca deve colocar a capa se o motor do carro ainda estiver quente ou em carros que foram pintados recentemente.

Advertisement

Quando depilar

Segundo especialistas em estética automotiva, carros que ficam ao ar livre precisam de mais proteção para sua pintura, o que pode ser conseguido com uma cera de longa duração. Com o tempo, os carros perdem o brilho, que pode ser restaurado com a cera. Em carros com cera preservada, a água escorre facilmente da carroceria. O proprietário pode verificar se é hora de encerar novamente quando perceber que isso não está mais acontecendo.

Para proteger e renovar peças plásticas, que muitas vezes são danificadas pela luz solar intensa, existem produtos específicos disponíveis em lojas de autopeças e alguns supermercados que podem amenizar esse efeito.

Excrementos de pombos, seiva de árvores e chuva ácida

O verniz de carros importados, como BMW, Mercedes-Benz ou Audi, é mais resistente a agentes agressivos, pois possui aditivos cerâmicos.

Segundo especialistas, os excrementos de pombos e pássaros são um dos agentes mais agressivos para a pintura de um carro. É recomendado sempre manter uma garrafa de água e um pano no porta-malas para limpar esse tipo de sujeira o mais rápido possível, principalmente se o carro for exposto ao sol.

Advertisement

Estacionar na sombra de árvores pode oferecer proteção contra o sol, mas a seiva das árvores pinga no carro e deixa marcas. Estas devem ser removidas com solvente. A chuva ácida também é um problema, pois contém elementos corrosivos que estão presentes no ar e danificam a pintura. Quando isso acontece, é preciso tentar corrigir o defeito com polimento, cristalização ou mesmo vitrificação, embora a eficácia desses procedimentos tenha sido questionada por muitos, além de serem caros.

Granizo, um evento temido

Se seu carro estiver estacionado ao ar livre, há risco de ele ser danificado pelo granizo. Isso depende da região do Brasil onde você mora, pois esse é um evento que ocorre com mais frequência nas regiões sul e sudeste. O granizo costuma causar muitos danos e amassa o teto do carro, muitas vezes quebrando o para-brisa. Nesse caso, nem mesmo uma capa protegeria a lataria.

Além da pintura, o amassado na lataria precisa ser consertado e o tempo necessário para o serviço e o custo dependerão do dano, que varia de acordo com o tamanho dos cubos de gelo, mas é possível dizer que não seria inferior a R$ 1.000.

Depilação, o primeiro passo para a proteção

Enceramento consiste em uma simples aplicação de cera para proteger a pintura, o que pode ser feito por você mesmo em casa. No entanto, cuidado e técnica são necessários para obter um brilho bom e uniforme.

Advertisement


Polimento ou polimento – é para adicionar brilho e melhorar a aparência

O polimento é um processo que deve ser aplicado somente em pinturas já danificadas ou arranhadas e deve ser feito no máximo a cada dois anos. Ele utiliza uma cera abrasiva especial, aplicada com equipamentos específicos, e há risco de reduzir a camada de tinta original do veículo.

Algumas marcas de produtos específicos adotam o nome de espelhamento, que é um processo semelhante ao polimento, para efeito reparador e que não pode ser realizado com muita frequência, pelos mesmos motivos.

Os profissionais de funilaria explicam que o polimento não protege a pintura. Seu efeito é restaurador e o que ele consegue é corrigir quaisquer problemas que tenham afetado a pintura, eliminar riscos e restaurar o brilho.

Advertisement

Cristalização é proteção contra luz

A cristalização pode proteger contra o sol e o orvalho, que, comparados a outros agentes, não causam danos sérios. Seu efeito pode fornecer proteção por até seis meses. O próximo passo na proteção da tinta é a vitrificação.

Vitrificação

A vitrificação consiste em uma camada de resina protetora especial aplicada ao verniz, que dura três anos. O processo é um estágio avançado da cristalização e o preço costuma ser o dobro. Se o serviço for feito na concessionária do veículo, o preço cobrado é bem maior do que o cobrado por serviços independentes.

Carros novos não precisam de proteção preventiva

Quem compra um carro novo não precisa de nenhum tratamento extra para proteger o carro, já que a pintura do carro que acabou de comprar já está intacta. Os fabricantes usam um verniz protetor que dura 10 anos, o que elimina a necessidade de qualquer produto adicional, segundo informações de engenheiros da Fiat e da Renault. Produtos aplicados em uma pintura nova podem danificar o verniz e alterar a pintura original.

Engenheiros dessas montadoras dizem que a modernização das fábricas no Brasil e no exterior levou à adoção de processos automatizados de pintura, que incluem quatro camadas, para proteger e manter o brilho. Esse é um tipo de proteção projetado para todos os tipos de pintura. A durabilidade do verniz depende do tipo de uso do carro, e aqueles que ficam expostos ao sol ou a muita poeira tendem a ter mais chances de ter a pintura danificada. No entanto, cristalização, vitrificação ou espelhamento certamente não devem ser aplicados em um carro novo. Para protegê-lo, basta lavá-lo com água limpa e um detergente apropriado.

Advertisement

Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

Follow AFRILATEST on Google News  and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

Advertisement

SHARE POST AND EARN REWARDS:

Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program

FIRST TIME REACTIONS:

Be the first to leave us a comment – Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.

JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >

Como proteger seu carro se você não tiver uma vaga de estacionamento coberta

Advertisement

#Como #proteger #seu #carro #você #não #tiver #uma #vaga #estacionamento #coberta
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trending