Follow Us @
Meu carro foi rebocado! E agora?
-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!
Um carro rebocado geralmente representa uma despesa extra e um tempo precioso desperdiçado em procedimentos burocráticos. É melhor preparar sua carteira.
Quando um contratempo dessa magnitude acontece, a melhor coisa a fazer é descobrir como sair dessa confusão. E a primeira coisa a fazer é descobrir para onde o carro irá depois de ser rebocado, bem como o valor que você precisará pagar para liberar o veículo.
Um carro rebocado traz diversas consequências para seu dono. A primeira delas é uma multa, com adição de pontos na carteira de motorista (CNH), punição que pode variar dependendo se a infração é leve, grave ou gravíssima. Além das multas, há taxas exigidas no processo de liberação do veículo.
Há passos que o proprietário de um veículo terá que tomar depois que seu carro for rebocado. Esta é, sem dúvida, uma punição severa e o importante é entender por que isso aconteceu.
Por que seu carro foi rebocado?
Na maioria das vezes, um carro é rebocado por estacionar em local proibido ou estacionar ilegalmente. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem diversas formas de estacionamento que são consideradas ilegais, como estacionar muito longe do meio-fio, estacionar na calçada, estacionar no lado errado da via, estacionar ao lado de outro carro em faixa dupla, estacionar em calçada com meio-fio rebaixado ou em frente a uma garagem. Essas são irregularidades que constituem uma infração que ensejará o reboque.
Existem outros motivos pelos quais seu carro pode ser rebocado, como ignorar a sinalização, estacionar em áreas comerciais e de serviço de carga e descarga, estacionar fora do horário permitido ou em vagas reservadas para idosos ou deficientes, se você não tiver identificação de permissão, são exemplos de motivos que podem levar seu carro a ser rebocado.
Entretanto, é importante ressaltar que caso o condutor esteja dentro ou próximo do seu carro no momento em que a autoridade de trânsito notificar a infração, ele poderá cancelar a punição retirando o veículo do local irregular ou proibido.
Meu carro sumiu, ele foi rebocado?
Se você não encontrar seu carro, não entre em pânico. É natural que a primeira coisa que venha à mente seja que o carro foi roubado, mas isso pode não ser verdade. O policial que ordenou o reboque do carro geralmente colocará um suporte de macaco no local onde ele estava estacionado e informará que ele foi rebocado.
Junto com o aviso, deve haver informações sobre o número de telefone para o qual o motorista deve ligar para obter mais informações. Em algumas cidades, informações sobre o status do carro podem ser encontradas no site da prefeitura local.
No prazo de dez dias, uma notificação deverá chegar pelo correio ao endereço do proprietário do veículo, o endereço listado na placa do carro.
Como proceder para liberar o carro?
O resgate do veículo pode ser feito pelo proprietário ou seu representante legal, desde que a documentação do carro esteja em ordem, sem restrições, como bloqueio judicial constante do registro oficial do veículo.
Para liberar o carro, você precisará ir ao Departamento de Multas de Trânsito ou ao órgão municipal responsável, dependendo da sua localidade, levando o CPF e o documento de identificação atualizados, além de uma cópia simples desses documentos.
Se a liberação for feita pelo representante do proprietário, uma procuração original com firma reconhecida deve ser apresentada se for para uma pessoa física. No caso de uma pessoa jurídica, a procuração deve ser acompanhada de uma cópia autenticada do contrato social da empresa.
Simule o preço do seu seguro de carro usando nosso formulário.
Qual será o valor do pagamento?
Para que o carro seja liberado, não pode haver dívidas pendentes, como multas não pagas ou parcelas de IPVA em aberto. Por isso, o primeiro passo é quitar quaisquer dívidas pendentes registradas no veículo.
Além disso, você precisará pagar a taxa diária do estacionamento onde o carro ficou estacionado. Este é considerado um estacionamento e o valor é calculado com base no número de dias que o veículo permaneceu lá.
O gasto não para por aí, pois o custo da remoção também é cobrado. Os preços variam de acordo com o estado e o órgão oficial que cobra a taxa. Em novembro de 2019, a taxa cobrada na capital paulista era de R$ 673 pelo serviço de guincho. No Rio, o preço era de R$ 188,98.
Após pagar as taxas, você deve se dirigir ao pátio munido da autorização para retirada do carro, juntamente com documentos como o certificado de registro e licenciamento do veículo e a identificação estabelecida pelo Departamento de Trânsito.
Há um prazo de 60 dias para que o proprietário regularize a situação e retire o carro do pátio onde foi levado. Após esse prazo, caso o veículo não seja removido ele será leiloado, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
O que você pode resolver online
Hoje, existem muitos serviços que você pode resolver online, como licenciamento, declaração de roubo, segundas vias e outras questões relacionadas ao Detran.
O Detran é uma agência estadual e tem autonomia para determinar seus próprios procedimentos e regras, o que significa que seus serviços variam de estado para estado. Alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, podem ter mais recursos do que outros.
A agência nacional é o Denatran, que aplica as leis de trânsito e supervisiona os Detrans estaduais. Em todos os sites regionais, você pode realizar várias operações online que simplificam sua vida. Por exemplo, estas são algumas das operações mais comuns:
IPVA
Verifique os valores a serem pagos pelo seu veículo ou dívidas pendentes. Para isso, você precisa ter em mãos o número do seu Renavan (Registro Nacional de Veículos). Para pagar, você pode usar os serviços de internet do seu banco ou nas agências.
Licenciamento
Você pode pagar suas dívidas e solicitar a entrega do documento de licenciamento (Certificado de Registro de Licenciamento – CRLV) pelo correio em sua casa. Para isso, o endereço registrado no documento do veículo deve estar atualizado e igual ao do destinatário. Esse serviço é oferecido pelos bancos em seus sites quando eles têm convênio com os Detrans, como é o caso do Banco do Brasil.
Meu carro foi rebocado! E agora?
Follow AFRILATEST on Google News and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! Meu carro foi rebocado! E agora?
SHARE POST AND EARN REWARDS:
Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program
FIRST TIME REACTIONS:
Be the first to leave us a comment – Meu carro foi rebocado! E agora?
, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.
JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >
Meu carro foi rebocado! E agora?
#Meu #carro #foi #rebocado #agora
- Online Earning3 months ago
See the details about the fall of Bitcoins
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba
- Afrilatest Reviews2 months ago
Review | Ace Combat 7: Skies Unknown lands on Nintendo Switch
- Culture2 months ago
transfer to the start and pre and post race tent (I recommend it)
- News3 months ago
Italian President Sergio Mattarella comes to Brazil and will meet with Lula
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | NeoSprint: Between Arcade Nostalgia and Modern Challenges
- News3 months ago
Nego Di is arrested for fraud
- News3 months ago
JD Vance is Trump's pick for US vice president