Connect with us

Published

on

Follow Us

Follow Us @

O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!

O aumento nos preços da gasolina parece que veio para ficar. Até que as reduções sejam feitas, é melhor seguir alguns conselhos para economizar combustível precioso.

Advertisement

Estamos pagando quase R$ 4,50 o litro de gasolina e pouca gente pode se dar ao luxo de não se preocupar com o desperdício, certo?

Existem muitos truques bem conhecidos para economizar gasolina, alguns dos quais são bem óbvios. Um deles é não acelerar para parar. Se você estiver perto de um semáforo, não acelere, porque se o sinal ficar vermelho e você tiver que parar, você estará literalmente desperdiçando combustível.


Além disso, em declives acentuados, você não deve acelerar, nem é necessário. Deixe o motor regular a velocidade do carro, freando suavemente. Se seu carro for automático, posicione o seletor de marchas em uma marcha mais baixa do que a de dirigir.

Advertisement
O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

Imagem: Getty

O Mito de Banguela para Economizar Combustível

Em descidas de montanha ou em ladeiras, o motor consegue controlar a velocidade, mas a famosa “banguela” não significa mais economia de combustível, além de ser uma prática perigosa.

Especialistas em mecânica esclarecem algumas dúvidas sobre a “banguela”

Dirigir em ponto morto levou muitas pessoas a acreditar que isso economiza combustível. Mas isso é um erro. De acordo com especialistas,, Um carro em ponto morto causa maior consumo de combustível do que quando está em marcha lenta. O que acontece é que o sistema de injeção eletrônica começa a funcionar como se o carro estivesse em marcha lenta, o que leva a um maior consumo de combustível pelo sistema.

Outras dicas para economizar gasolina

Economizar combustível depende de uma série de fatores. As coisas mais importantes que você pode fazer para que seu gás dure mais são:

Advertisement

– Dirija corretamente

– Mantenha a manutenção do seu carro em dia

– Escolha seu combustível com cuidado ao reabastecer.

– Tenha os pneus corretamente calibrados

Advertisement

Especialistas recomendam boas práticas para ajudar você a economizar dinheiro e evitar gastos desnecessários com gasolina. Aqui estão 16 dicas para ajudar você a fazer isso:

  1. Calibração de pneus em dia

Quando os pneus estão com pressão baixa ou incorreta, isso tem impacto direto no consumo de combustível. Os pneus precisam ser calibrados a cada 15 dias. A pressão deve seguir as recomendações do fabricante do veículo e deve ser diferente para os pneus dianteiros e traseiros e também de acordo com a carga transportada. A pressão correta é indicada no manual do proprietário. Em alguns carros, ela está escrita em um adesivo na porta do carro ou na tampa do tanque de combustível. Pneus mal calibrados podem aumentar seu consumo de combustível em até 20%.

  1. carro pesado

Logicamente, um carro pesado exige mais do motor do que um carro leve. Para se movimentar, quanto mais carregado ele estiver, mais combustível o motor consome. É preciso verificar o peso recomendado pelas montadoras e essa informação está no manual. Excesso de peso de 40 quilos costuma aumentar o consumo em até 2%, segundo estudos. Isso corresponde a duas malas de 20 quilos. Livre-se de objetos inúteis do porta-malas.

  1. Engrenagens erradas

O uso correto das marchas influencia muito no consumo de combustível. As instruções sobre a velocidade correta para cada marcha podem ser encontradas no manual do proprietário. Cada carro tem suas características, mas não é correto usar a 5ª marcha para andar a 40 km/h na cidade, por exemplo. Também não se pode esperar que o carro chegue a 100 km/h na segunda marcha. Nesses casos, você estará gastando mais combustível do que o necessário. As marchas devem ser trocadas suavemente, observando o ritmo do motor, sem forçá-lo.


  1. Acelere bruscamente

Acelerar bruscamente e abruptamente é desnecessário. Essa é uma atitude que afeta diretamente o consumo médio de gasolina.

  1. Deixe aquecer

Em modelos com injeção eletrônica, não é necessário esperar o carro esquentar pela manhã, ao sair da garagem. Se for um carro flex e estiver funcionando com gasolina, basta ligá-lo. Em carros novos, zero quilômetro, é necessário deixar o carro ligado por alguns minutos. Isso também pode ser necessário em motores flex que estejam funcionando com álcool.

  1. Gasolina aditivada

A gasolina aditivada não influencia diretamente no consumo do motor, mas melhora indiretamente a economia de combustível. Isso porque ela limpa o motor e reduz o desgaste, melhorando o desempenho, o que também se traduz em menor consumo de combustível a médio e longo prazo.

  1. Velas limpas

Entre os itens de manutenção mais importantes para controlar o consumo de combustível estão as velas de ignição do carro. As velas de ignição precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo, e isso varia dependendo do modelo. Se uma vela de ignição estiver queimada, todo o conjunto precisa ser substituído, com as mesmas especificações. As velas de ignição geram energia na câmara de combustão para induzir a combustão da mistura ar-combustível. Se estiverem queimadas, sua função é prejudicada, o que resulta em um aumento na quantidade de combustível injetado.

  1. Abrindo as janelas

Dirigir com as janelas abertas afeta o consumo de combustível, principalmente se o carro estiver viajando a mais de 80 km/h. Isso ocorre porque o movimento do ar afeta a aerodinâmica do carro e seu movimento.

  1. Itens adicionais não padronizados

Evite adicionar acessórios fora do padrão ao seu carro. Alguns acessórios, como spoilers, rodas especiais e suportes, afetam a aerodinâmica, aumentando o arrasto e, consequentemente, afetando diretamente o consumo de combustível. Antes de instalar esses itens, consulte um especialista.

  1. Gasolina de qualidade

A gasolina misturada ou “batida” é o principal motivo que afeta negativamente o desempenho do carro. Esse tipo de mistura com querosene, etanol e água faz com que a leitura do sistema de injeção eletrônica seja alterada. Antes de abastecer, confira a honestidade do posto observando o selo da ANP ou opte por redes conhecidas, que são inspecionadas com mais rigor.

  1. Comportamento do tráfego

A maneira como você dirige e seu comportamento no trânsito são essenciais para economizar combustível. Ao se aproximar de um semáforo, você deve diminuir a velocidade se o sinal estiver amarelo ou vermelho. Você pode nem precisar parar completamente, porque ele pode ficar verde. Nesse caso, você poderá retomar a direção suavemente. Tecer entre carros e mudar de faixa também causa aceleração desnecessária e estresse para o motorista e outros usuários da estrada. Nunca acelere antes de desligar o motor, o que é um hábito completamente ultrapassado.

  1. Filtros de ar entupidos

Os filtros de ar e combustível devem ser trocados de acordo com as datas especificadas pelos fabricantes dos veículos. Quando estão entupidos, eles interferem muito na mistura de combustível e ar na câmara de combustão, tornando a mistura irregular, o que faz o veículo gastar mais gasolina. Os filtros não são itens de manutenção caros, então vale a pena mantê-los em boas condições.

  1. Ar condicionado

Se o calor não estiver insuportável, mas a temperatura estiver amena, você pode desligar o ar condicionado e economizar pelo menos 20% do consumo de combustível do seu carro.

Faça já uma cotação para o seu Seguro Automóvel!

Advertisement

O melhor citaçãocom o melhores corretorespelo melhores preços.

  1. “Banguela” é coisa do passado

Especialistas consideram o antigo costume de andar em ponto morto completamente ultrapassado. Um veículo engrenado gasta menos combustível do que um em ponto morto ou em ponto morto. Além disso, evitar o ponto morto é uma questão de segurança, porque o carro usa o freio motor. Carros automáticos também têm suas transmissões danificadas se forem conduzidos em ponto morto. Isso acontece porque a bomba hidráulica do fluido da caixa de câmbio passa a trabalhar em baixa rotação, comprometendo a correta lubrificação dos componentes internos da transmissão.

  1. Alinhamento de rodas

Se as rodas do carro estiverem alinhadas, elas serão adequadas para a aerodinâmica perfeita do carro. Se estiverem desalinhadas, elas irão arrastar em vez de girar, o que afetará o desempenho do motor. O alinhamento, portanto, economiza combustível.

  1. Acelerando

Dirigir acima do limite de velocidade, além de colocar você em risco de levar uma multa, também significa que você gasta pelo menos 20% mais combustível quando está viajando a 100 km/h ou mais, em comparação a 80 km/h. Portanto, o excesso de velocidade não é uma boa ideia para quem quer economizar dinheiro.

Advertisement

O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

Follow AFRILATEST on Google News  and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

SHARE POST AND EARN REWARDS:

Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program

FIRST TIME REACTIONS:

Be the first to leave us a comment – O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

Advertisement

, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.

JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >

O preço da gasolina está alto, aprenda a dirigir economicamente

#preço #gasolina #está #alto #aprenda #dirigir #economicamente
Advertisement
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trending