O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
Follow Us @
O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!
Muitos pNormalmente, pessoas educadas e gentis se tornam agressivas quando estão dirigindo. Competição, agressão e pressa são fatores explosivos na direção. Precisamos evitar direção agressiva, para um trânsito mais seguro.
Comportamento agressivo no trânsito
Pesquisas realizadas sobre comportamento agressivo ao dirigir definiram o que caracteriza esse comportamento e quais atitudes agressivas são mais comuns entre os motoristas.
Afrilatest quer que você tenha o melhor seguro para seu carro. Veja como!
O comportamento agressivo ao dirigir assume muitas formas. O comportamento agressivo típico inclui excesso de velocidade, dirigir muito perto do carro da frente, desrespeitar as regras de trânsito, mudar de faixa de forma inadequada, etc. A lista continua.
Muitos motoristas nem percebem que estão dirigindo de forma agressiva.
O comportamento agressivo no trânsito precisa ser claramente definido, pois isso é importante para que a polícia possa tomar medidas de controle eficazes contra ele.
Conforme definido pela Conferência Canadense sobre Direção Agressiva de 2000, “O comportamento de direção é agressivo se aumenta deliberadamente o risco de colisão e é motivado por impaciência, intolerância, hostilidade e/ou para economizar tempo”.
De acordo com a pesquisa da EOS Gallup Europe sobre comportamento agressivo ao dirigir, o problema está disseminado no mundo todo.
Pesquisas mostram que há uma forte relação entre exibir comportamento agressivo e ser vítima dele.
Cerca de 70% dos motoristas na União Europeia que admitiram ter se envolvido em comportamento agressivo em diversas ocasiões reclamam que foram vítimas desse problema nas mãos de outros motoristas.
Pesquisas mostram que, embora esse não seja um fenômeno novo, o comportamento agressivo no trânsito está aumentando.
As formas desse comportamento podem variar entre países e continentes. Por exemplo, na pesquisa da EOS Gallup Europe, uma média de 50% dos entrevistados na União Europeia e 37% nos Estados Unidos disseram que achavam muito irritante ver outro motorista usando um celular.
Direção agressiva também é ruim para o meio ambiente. Pesquisas do Flemish Institute for Techological Research na Bélgica mostraram que direção agressiva em condições de tráfego pesado pode resultar em 40 por cento a mais de consumo de combustível.
Os gases emitidos tornam-se consideravelmente mais poluentes e os níveis de monóxido de carbono aumentam aproximadamente oito vezes em comparação ao normal.
Quais são as causas da direção agressiva?
Existem muitas explicações teóricas para o comportamento agressivo no trânsito, mas nenhuma delas o explica completamente.
Existem teorias que consideram o comportamento agressivo como inato, embora possa ser modificado pela experiência.
Alguns consideram que existem situações de frustração que desencadeiam comportamentos agressivos.
Abordagens sociais argumentam que a agressão é aprendida por meio da imitação e observação de outras pessoas consideradas importantes.
Na verdade, o comportamento agressivo é uma combinação de diferentes fatores, que são difíceis de controlar.
A única maneira de isso acontecer é a pessoa conhecer a si mesma e suas reações irracionais para evitar comportamentos agressivos.
Os humanos são naturalmente apegados ao seu território e muitas vezes veem seu veículo como uma extensão de seu domínio pessoal.
Muitos se sentem ameaçados por outros veículos e respondem agressivamente, movidos por um instinto de autoproteção.
O instinto competitivo humano pode ser motivo de direção agressiva, como no caso de motoristas que, ao serem ultrapassados por outro veículo, consideram isso um desafio.
Isso pode levar à exposição a uma corrida, envolvendo velocidades muito superiores às permitidas e na qual os motoristas correm riscos, abusando das manobras.
Outro exemplo de competição nas estradas é a corrida de motoristas para evitar sinais vermelhos.
Ainda mais grave é que ainda há motoristas que tentam ameaçar ou punir outros por um tipo de comportamento de direção que eles não gostam.
É como se adotassem uma atitude de justiceiro, que inclui comportamentos como dirigir muito próximo do veículo da frente, frear bruscamente, como se para avisar o veículo de trás, ou bloquear uma ultrapassagem, usar o farol alto para punir os outros motoristas, gritar e fazer gestos obscenos.
Todos esses comportamentos são agravados pelo estresse e pelas pressões da vida moderna.
No trânsito congestionado, sentimentos de frustração são responsáveis pela direção agressiva e pelo desrespeito aos outros motoristas, como mudar de faixa sem sinalizar, ameaçar motoristas que dirigem devagar e reclamar de faróis que parecem demorar muito para trocar.
O que eu, o motorista, posso fazer?
Existem medidas que são colocadas em prática pelo governo para aumentar a segurança no trânsito. Radares que detectam velocidades acima do limite permitido costumam ser eficazes na redução de acidentes, aplicando multas.
Em países como os Estados Unidos, há câmeras nos faróis que fotografam pessoas que avançam o sinal vermelho. Há programas que incentivam motoristas a filmar pessoas que estão dirigindo agressivamente.
Fotos podem ser usadas em tribunais, em caso de acidente, e as seguradoras estão dando bons descontos para aqueles que mostram que respeitam os limites de velocidade e não dirigem agressivamente.
Dada a extensão do problema da direção agressiva, medidas punitivas e outras medidas externas terão apenas um efeito limitado.
Os motoristas precisam reconhecer o problema e tentar conter sua direção agressiva, demonstrando mais respeito pelos outros usuários das ruas e estradas.
Isso precisa ser enfatizado em campanhas de segurança nas estradas. As autoridades precisam encontrar maneiras de transmitir essa mensagem aos motoristas.
No entanto, cada um de nós, no nosso dia a dia, pode ajudar reconhecendo o nosso próprio comportamento agressivo ao volante e corrigindo as nossas atitudes, dando um bom exemplo de respeito ao próximo no trânsito através de ações como:
– Seja gentil com os outros motoristas e evite ações como provocações.
– Certifique-se de que seu estilo de dirigir não esteja irritando os outros.
– Sempre indique antes de mudar de faixa.
– Deixe espaço suficiente antes de retornar à faixa.
– Não ocupe mais de uma vaga de estacionamento.
– Abaixe os faróis altos para veículos na outra faixa à noite.
– Não bloqueie a passagem da faixa de maior velocidade nas estradas.
– Evite dirigir quando estiver estressado, emocionado ou com raiva.
– Relaxe ao volante e seja paciente.
– Tente ser mais tolerante com outros motoristas.
– Use a buzina com moderação, o uso agressivo da buzina provoca os outros.
– Não interprete o comportamento agressivo de outras pessoas como algo deliberadamente direcionado a você.
– Planeje sua viagem com antecedência e deixe tempo suficiente. Evite a situação de ter que correr para chegar a um compromisso importante e arriscar o trânsito só para economizar alguns minutos.
– Não reaja a outros motoristas que estejam procurando conflito ou desafiando você. Afaste-se e deixe-os passar, não faça contato visual, mantenha as mãos no volante e não faça gestos que mostrem sua irritação ou frustração com as ações deles.
Condução segura e não agressiva para motociclistas
Durante a Semana Nacional do Trânsito, muitas organizações públicas, nacionais e internacionais lançam diversas ações para chamar a atenção para a questão da segurança.
Todos nós, pedestres, motoristas e motociclistas, queremos nos movimentar e fazemos parte do trânsito.
As ações mais comuns para motociclistas no Brasil são as educativas, aquelas que orientam sobre a importância da manutenção do veículo, equipamentos de segurança individual e dão dicas de comportamento ao volante, como evitar bebidas alcoólicas antes de dirigir.
Folhetos são distribuídos em escolas, semáforos, pedágios de rodovias e outros lugares com muito trânsito. Uma série de iniciativas é lançada para promover uma coexistência mais harmoniosa nas estradas e ruas do país.
No entanto, é preciso atenção diária à segurança dos motociclistas, que são as maiores vítimas no trânsito, mas tratados como os maiores vilões.
É importante destacar que campanhas educativas não surtirão efeito se não houver mudança de comportamento de motoristas, motociclistas e pedestres.
Somos todos responsáveis, todos precisamos aceitar e administrar os erros dos outros, porque todos cometemos erros. Todos podemos levar educação ao trânsito.
Para os motociclistas existem atitudes que ajudam no trânsito:
- Não estamos competindo, competir no trânsito é perder.
- A motocicleta não é uma arma.
- Você nem sempre está certo, evite confrontos, pois você acabará levando a pior.
- Há motoristas armados, não os enfrente, não tente provocá-los.
- Seja tolerante, todos cometem erros.
- Seja educado e amigável.
- Respeite os limites da sua bicicleta, os seus e os dos outros.
- Não tente ser mais inteligente ignorando as placas de trânsito.
O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
Follow AFRILATEST on Google News and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
SHARE POST AND EARN REWARDS:
Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program
FIRST TIME REACTIONS:
Be the first to leave us a comment – O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.
JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >
O que você pode fazer para melhorar a segurança no trânsito
#você #pode #fazer #para #melhorar #segurança #trânsito
- Online Earning3 months ago
See the details about the fall of Bitcoins
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba
- Afrilatest Reviews2 months ago
Review | Ace Combat 7: Skies Unknown lands on Nintendo Switch
- Culture2 months ago
transfer to the start and pre and post race tent (I recommend it)
- News3 months ago
Italian President Sergio Mattarella comes to Brazil and will meet with Lula
- Afrilatest Reviews2 months ago
Analysis | NeoSprint: Between Arcade Nostalgia and Modern Challenges
- News3 months ago
Nego Di is arrested for fraud
- News3 months ago
JD Vance is Trump's pick for US vice president