Connect with us

Published

on

Follow Us

Follow Us @

Vale a pena trocar de carro para evitar o IPVA?

-Receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and auto insurance, CARS and lots more! Enjoy your stay!!

O fim do ano está chegando, e muita gente pensa em trocar de carro, até mesmo para não pagar o IPVA 2018. Veja o que levar em consideração na hora de tomar essa decisão.

Advertisement

Se você está pensando em trocar de carro, pode estar se perguntando: é melhor fazer isso agora ou esperar o início do ano novo? Há prós e contras que precisam ser considerados, como o pagamento do IPVA, que deve ser feito nos primeiros meses do ano, e os descontos que as montadoras oferecem.

No final do ano, muitas pessoas estão contando com o 13º salário e cogitam a possibilidade de trocar de carro. Para os brasileiros, que vivem em um país do tamanho de um continente e são mal atendidos por transporte público, um carro novo não é apenas um símbolo de status, é uma necessidade. O que você deve considerar ao decidir vender seu carro usado e comprar um novo?


Trocar de carro para evitar IPVA – vale a pena?

Imagem: Getty

Advertisement

Decisão difícil: qual é o momento certo para trocar de carro?

Há vários fatores que influenciam se você está procurando um carro novo ou mantendo o antigo. Isso inclui custos de manutenção maiores, depreciação anual, facilidade de venda em uma determinada situação de mercado e muito mais.

Sobre o pagamento do IPVA

Vale a pena trocar de carro todo ano para não pagar o IPVA do seu carro atual, comprando outro que já venha com o IPVA pago? Mas tem vantagem?

Em relação ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), o valor é calculado com base no valor de mercado do carro. Se o valor for o mesmo, o IPVA para carros novos e usados ​​será o mesmo. Portanto, o IPVA só será mais caro se você estiver comprando um carro mais novo ou de maior qualidade.

O IPVA de 2017 já está bem atrasado, você pagou há muito tempo. Ao vender seu carro no final de 2017 ou início de 2018, é aconselhável dar um desconto ao comprador, em relação ao que ele terá que pagar de IPVA em 2018. Outra negociação que acontece é a venda do carro assumindo a primeira parcela do IPVA do ano seguinte, repassando as outras duas parcelas do pagamento ao comprador. Isso facilitará a venda.

Advertisement

Se você vender seu carro em novembro ou dezembro, não precisará pagar o IPVA de 2018, embora não possa contar com os preços de mercado. Lembre-se de que as concessionárias estão contando com o consumidor tendo o dinheiro do bônus de Natal em mãos, o que traz dinheiro para o caixa. Normalmente, nessa época de alta demanda, não há descontos.

Sobre descontos no início do ano

Muitas montadoras, ao iniciar uma nova linha de carros, oferecem descontos para se livrar do estoque do ano anterior. Os consumidores podem se beneficiar de descontos de até 15% sobre o preço de tabela nos meses de janeiro e fevereiro.

Sobre depreciação

Para quem tem essa possibilidade, o carro deve ser trocado todo ano, pois a venda fica mais fácil, há mais economia nos custos de manutenção, apesar de ter que arcar com a inevitável depreciação do carro no primeiro ano.

A depreciação em um ano varia dependendo do valor do carro, por exemplo:

Advertisement

Carros populares até 23 mil = 6%

Carros médios – 35 a 45 mil = 8%

Carros de luxo – de 55 a 80 mil e mais = de 10% a 12%

Há também modelos populares mais caros, pois têm mais opcionais, o que aumenta o preço final. São um pouco mais difíceis de vender e depreciam em torno de 6% a 12%, dependendo do modelo.

Advertisement


Não há muitas informações sobre a depreciação de carros com mais de 2 anos, mas ela costuma se estabilizar nos primeiros 12 meses. O que influencia o valor é a condição, o modelo e o mercado para aquele tipo de carro.

Sobre manutenção

Teoricamente, todo carro novo dura três anos sem causar muitos problemas para seu dono. É nessa época que muitas pessoas dizem que é hora de vender. A quilometragem equivale a 60.000 km, mas também depende do tipo de uso que o veículo recebe. Uma revisão completa após 50.000 km certamente não será barata, pois há itens vencidos que precisam ser substituídos, como pneus, amortecedores, correia dentada, troca de óleo do câmbio automático, etc.

Após 50.000 quilômetros, a probabilidade de peças quebrarem aumenta e o veículo não estará mais na garantia, na maioria dos casos. Isso inclui direção, rodas e radiador. São itens que não são substituídos durante a manutenção preventiva e são caros.

Advertisement

A maioria dos mecânicos aconselha a substituir seu carro antes que ele comece a lhe dar problemas de manutenção repetidos. Nesse caso, você acabará gastando dinheiro em um carro que vale cada vez menos.

Sobre seguro

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) fica mais barato a cada ano, em linha com a depreciação do veículo. Quando se trata de seguro, ele não diminui ao longo do tempo. Isso ocorre porque o custo da cobertura para reparos permanece o mesmo quando o carro está mais velho. Em alguns casos, o seguro fica mais caro porque as peças se tornam mais difíceis de substituir. Antes de escolher outro carro, avalie o preço do seguro, que varia dependendo de quão suscetível ele é a roubo. O preço do seguro faz parte do valor que você pagará pelo carro.

Quando vale a pena manter seu carro

Para aqueles que não podem pagar para trocar de carro depois de 60.000 quilômetros, vale a pena fazer a manutenção e manter o mesmo carro. Para a maioria dos consumidores, as despesas de um carro novo, que incluem seguro, IPVA, licenciamento, registro e custos mensais adicionais de combustível, estão além do orçamento. Uma oficina confiável manterá seu carro usado em excelentes condições para a direção do próximo ano.

Neste momento, é melhor usar peças de qualidade que durem mais. Usar boas peças durante a manutenção fará seu carro durar mais. A manutenção também deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo. Dessa forma, a manutenção adiará o tempo de substituição até que você esteja mais preparado financeiramente.

Advertisement

Quem não gostaria de ter um carro novinho? Se você pudesse escolher entre um carro usado e um novo, você poderia escolher o novo sem pensar nisso. No entanto, há muitos carros usados ​​que são superiores aos carros novos básicos, em termos de equipamento, motor e estilo, que você pode comprar pelo mesmo preço. Portanto, antes de pensar em uma troca, pense se isso realmente melhorará seu conforto e segurança com o veículo.

Após avaliar seu orçamento, se você não pode trocar de carro agora, a melhor opção é juntar seu 13º salário e começar a guardar um valor mensal para a meta de comprar um carro novo. Essa economia permitirá que você faça uma mudança planejada mais vantajosa, evitando financiamentos com juros altos. Um bom planejamento fará com que seu sonho de trocar de carro se torne realidade em um futuro próximo.

Faça já uma cotação para o seu Seguro Automóvel!

Advertisement

O melhor citaçãocom o melhores corretorespelo melhores preços.

Advertisement

Vale a pena trocar de carro para evitar o IPVA?

Follow AFRILATEST on Google News  and receive alerts for the main trending insurance news today, car insurance updates, types of insurance, latest insurance opportunities and lots more! Vale a pena trocar de carro para evitar o IPVA?

SHARE POST AND EARN REWARDS:

Join our Audience reward campaign and make money reading articles, shares, likes and comment >> Join reward Program

FIRST TIME REACTIONS:

Be the first to leave us a comment – Vale a pena trocar de carro para evitar o IPVA?

Advertisement

, down the comment section. click allow to follow this topic and get firsthand daily updates on Insurance.

JOIN US ON OUR SOCIAL MEDIA: << FACEBOOK >> | << WHATSAPP >> | << TELEGRAM >> | << TWITTER >

Vale a pena trocar de carro para evitar o IPVA?

#Vale #pena #trocar #carro #para #evitar #IPVA
Advertisement
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trending